Dos resultados experimentais empíricos obtidos com o martelamento de metais, desde no ouro de Ur, passando pelas espadas dos cruzados, até em centenas, milhares e hoje milhões de teste, pode-se afirmar, com toda a segurança, que o processo melhora as qualidades metalúrgicas superficiais, quando bem aplicado. Uma boa aplicação sub-entende uma especificação precisa do que deve ser feito e, já foi constatado, que o ótimo se situa em uma faixa exígua. Mais ou menos, são indesejáveis na quase totalidade dos casos.
É comum, na história do desenvolvimento industrial, que importantes invenções tenham sido descobertas mas que, durante muitos anos, tenham sido escassa e irregularmente utilizadas. Redescobertas pela comunidade científica, foram rapidamente elaboradas e difundidas, tornando-se consagradas internacionalmente.
A larga utilização do processo de jateamento para “shot peening” decorre de uma série de fatores que o torna rigorosamente controlável e repetitível.
1 – É claro que um efetivo efeito de martelamento só pode ser obtido com formas ao angulares. Arestas vivas marcariam ou cortariam as superfícies metálicas, agredido—as de forma irregular e destrutiva. É intuitivo que esse efeito deve ser obtido com impactos de superfícies arredondadas ou, preferencialmente, esféricas por serem mais regulares. Granalhas metálicas esféricas (f.f, aço, aço, inox, alumínio, cobre etc.) e esferas de vidro, são disponíveis em termos internacionais, e, em termos nacionais, são produzidas as de maior importância de ótima qualidade.
2 – Com o uso do jateamento, marteladas isoladas são substituídas por inúmeros pequenos impactos que asseguram uma cobertura uniforme de toda a área atingida.
3 – Modernos equipamentos, utilizando pistolas de sucção, bicos de jato ou turbinas, asseguram que a aceleração das partículas seja rigorosamente controlada e repetitível.
4 – Associando a velocidade com a granulometria (diâmetro) e a densidade do material, todos selecionáveis com precisão, chega-se ao conceito de intensidade de “penning” e à conclusão que, com jateamento, ela pode ser controlada e reproduzida.
Telefone
+55 (11) 3388-3534
Rua Muniz de Souza, 306
Aclimação, São Paulo - SP
E-mail:
zirtec@zirtec.com.br